A Câmara dos Deputados do Brasil aprovou um projecto que ficou conhecido como a "Lei da Palmada", que proíbe pais de crianças ou adolescentes de aplicarem castigos físicos aos filhos.
Proposto pelo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o projecto de lei foi aprovado numa comissão da Câmara dos Deputados criada especialmente para analisar o caso. O texto deverá agora seguir para o Senado, excepto se algum deputado pedir a votação também em plenário.
O projecto prevê que os pais que maltratem os filhos frequentem cursos de orientação e tenham tratamento psicológico ou psiquiátrico, além de receberem uma advertência. A criança que sofrer a agressão também terá tratamento especializado.
Pela proposta, os agentes públicos, como médicos e professores, poderão ser multados, se tiverem conhecimento de agressões e não denunciarem o caso às autoridades.
A lei tem como objectivo mudar um hábito cultural. O texto, porém, gerou críticas de pais que consideravam que o governo estaria a interferir na forma de educar os filhos.
"É cultural usar a violência na educação, e está mais do que comprovado que não educa. Paralisa e não traz reflexão", disse a relatora do projecto, Tereza Surita, citada pela Agência Brasil.
in JN
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelas SUAS palavras!