O Boeing 777 fretado especialmente para o transporte dos dois animais e baptizado como "Panda Express" chegou, ao início da tarde deste domingo, ao aeroporto da capital escocesa, onde era esperado por muitos fotógrafos e por algum público, sobretudo crianças.
O acontecimento foi transmitido em directo pela BBC. É a primeira vez em 17 anos que o Reino Unido recebe pandas gigantes, uma espécie ameaçada.
Yang Guang (o panda macho) e Tian Tian (a fêmea), que viveram até agora na província de Sichuan, vão passar os próximos dez anos na Escócia, segundo a agência oficial Nova China. Estão acompanhados por dois especialistas que vão verificar se os animais se adaptam à nova morada.
O zoo de Edimburgo vai pagar cerca de um milhão de dólares (750 mil euros) por ano à China pela presença dos dois pandas, de oito anos de idade.
O ministro britânico para a Escócia, Michael Moore, que estava no aeroporto para receber os pandas, disse que a chegada de Tian Tian e Yang Guang é um capítulo importante nas relações entre a China e o Reino Unido. Foram precisos cinco anos de negociações para obter a luz verde de Pequim, que gere com muito cuidado esta "diplomacia do panda".
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelas SUAS palavras!