Agência de turismo oferece ‘tour da corrupção’ na República Checa
A Corrupt Tour, uma agência de viagens da República Checa, está a oferecer passeios por lugares envolvidos em casos de corrupção no país. A proposta foi apresentada nesta semana na feira de turismo da capital, Praga.
O passeio é por lugares de Praga e da cidade de Usti nad Labem onde ocorreram os casos de corrupção mais famosos.
“Reconheço que isto denigre o nome de nosso país, mas tem coisas mais que positivas”, disse Petr Sourek, fundador da agência, que não aspira a nenhum apoio público.
Sourek, de 37 anos, é tradutor, autor de teatro e, junto com os seus sete colegas da agência, confessa que esta nova ocupação é uma atividade secundária.
A agência afirma estar interessada em conseguir clientes alemães, para quem os casos de corrupção podem parecer mais curiosos.
Entre os objetos vendidos durante o passeio, estão aparelhos que fazem barulho para evitar possíveis escutas enquanto as negociatas são feitas.
“É muito interessante. Não lutamos contra a corrupção, mas ela beneficia-nos. É meu trabalho”, disse com ironia Ivanka, uma das guias da empresa, cujo primeiro tour acontece neste domingo.
Trata-se do “Safári de Praga”, um trajeto de duas horas e meia por um preço de 14 euros, que mostra “os ninhos dos pássaros praguenses”, ou seja, onde vivem as pessoas envolvidas em casos obscuros.
“O objetivo é que os clientes se deem conta que a corrupção é património cultural imaterial de nosso país”, ironiza a jovem checa.
in Arco da Velha
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelas SUAS palavras!