segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Quanto mais dorme a sonha mais criativo é!


Quanto mais dorme a sonha mais criativo é!


dormir-criatividade
O que é a criatividade e como alcançá-la? Para os estudiosos do cérebro, o processo da criatividade muito tem a ver com os sonhos. Uma nova ideia é formada a partir do momento que diversas ideias aleatórias se juntam, formando algo novo. Para que isso aconteça, é preciso que os filtros da mente, que julgam se algo é bom, imbecil ou sem nexo, se desliguem, deixando a mente livre para criar qualquer coisa.

Esta espécie de filtro que temos no cérebro é controlada pelo córtex frontal, parte do cérebro que é desligada quando você começa a sonhar. Dessa forma, os seus sonhos bizarros ou pesadelos nada mais são do que colagens aleatórias das milhares de coisas que você viu, ouviu ou pensou durante o dia, assim como acontece no processo criativo.
“Assim que nós começamos a sonhar, nós paramos de nos preocupar com a verdade ou com o senso lógico. Em vez de apagarmos os nossos pensamentos aleatórios, nós aproveitamos a liberdade para associar ideias”, afirma Jonah Lehrer, neurocientista especializado em criatividade.
Uma pesquisa realizada por Sara Mednick, da University of California, comprovou que dormir pode de facto deixar as pessoas mais criativas. A pesquisadora apresentou uma série de puzzles de associação para um grupo de voluntários e, em seguida, pediu para que tirassem uma soneca.
Aqueles que conseguiram sonhar durante o tempo de descanso conseguiram resolver uma média de 40% a mais de puzzles do que os demais.
in Arco da Velha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!