segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Estudo: Oreos são tão viciantes quanto a cocaína

Estudo: Oreos são tão viciantes quanto a cocaína


oreo
Num estudo conduzido por Joseph Schroeder (foto ao lado), professor de neurociência do Connecticut College, descobriu-se que a ingestão de biscoitos recheados da marca Oreo é capaz de ativar mais neurónios na região do cérebro associada ao prazer do que consumir drogas como cocaína.

O objetivo da pesquisa era tentar decifrar como alimentos de alto poder calórico e de alta concentração de açúcar podem viciar o consumidor. Nos testes, foram usados ratos.
“A pesquisa reforça a teoria de que alimentos calóricos e com muito açúcar estimulam o cérebro da mesma maneira que as drogas. Isso pode explicar por que algumas pessoas não conseguem resistir a este tipo de alimento mesmo sabendo que não são saudáveis”, afirmou Schroeder em nota difundida pela universidade.
O estudo constatou que as cobaias tiveram tanto prazer a comer um Oreo, considerado o “biscoito favorito dos EUA”, quanto teriam se ingerissem cocaína ou morfina. Os biscoitos ativaram muitos mais neurónios do que as drogas.
Jamie Honohan, estudante envolvido no estudo, explicou o motivo da escolha da marca do biscoito: ”Escolhemos os Oreo’s não apenas porque ele é o biscoito preferido nos EUA e muito bem aceite pelos ratos, mas também porque a sua composição bastante é semelhante a de produtos comercializados em comunidades de nível socioeconómico mais baixo”.
Schroeder tem licença da U.S. Drug Enforcement Administration, agência federal americana de combate às drogas, para realizar estudos desta natureza.
in Arco da Velha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!