sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Descoberto crustáceo Gigante


Descoberto crustáceo Gigante

Um grupo de cientistas descobriu um crustáceo com 28 centímetros de comprimento quando exploravam a fossa Kermadec, um dos locais mais profundos do oceano, no norte da Nova Zelândia, noticia a Imprensa local. O animal tem quase 10 vezes mais o tamanho habitual desta espécie.


O anfípoda (crustáceo sem carapaça) gigante foi encontrada a cerca de sete quilómetros de profundidade, depois de os investigadores terem colocado as gaiolas no solo oceânico para recolher espécimes de peixes viscosos. (Liparidae), segundo o jornal espanhol ABC.


O coordenador da expedição, Alan Jamieson, contou que os investigadores ficaram eufóricos quando conferiram os peixes viscosos que tinham capturado e que há vários anos andavam à procura. “Segundos depois, parei e perguntei: O que é isto? Tratava-se de o maior crustáceo jamais visto”, acrescentou o investigador da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido.


De acordo com o jornal espanhol El Mundo, os anfípodas são um tipo de crustáceo muito comum no fundo do mar e quanto mais profundo explorarmos, mais exemplares encontramos. Normalmente, os anfípodas de águas profundas medem dois a três centímetros de comprimento, com excepção de uma espécie um pouco maior encontrada na Antártida e que atinge os 10 centímetros.


“Tecnicamente, não se trata de uma espécie nova”, esclareceu Alan Jamieson. “É apenas uma espécie extraordinariamente rara, que não se sabia que vivia a tão grande profundidade, não se sabia que habitava no hemisfério sul e que não era vista há 30 anos”.

in JN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!