terça-feira, 23 de setembro de 2014

Cidade chinesa cria corredor para quem quer andar e utilizar o telemóvel

Cidade chinesa cria corredor para quem quer andar e utilizar o telemóvel

A
Quem nunca tropeçou, quase bateu com a cabeça num poste ou esbarrou em alguém enquanto andava na rua a usar o seu telemóvel/smartphone? Para prevenir este tipo de acidentes, uma cidade chinesa teve uma ideia criativa: a partir de agora, os peões duma rua de Chongqing (China) têm opções no percurso de uma calçada de 165 metros,  ou seja, podem escolher entre ndar numa faixa normal ou numa faixa exclusiva para quem está a usar o seu telemóvel.

“Existem muitos idosos e crianças na nossa rua, e andar com um telemóvel pode causar acidentes desnecessários por aqui”, disse Nong Cheng, responsável pelo marketing do grupo responsável pela área central de Chongqing.
A ideia é baseada numa experiência conduzida pela National Geographic no inicio deste ano em Washington DC (EUA), supostamente feito para aumentar os cuidados com a falta de atenção que muitas pessoas têm ao usar os seus smartphones enquanto andam pela rua.
O problema de se andar por aí sem prestar atenção em nada além do ecrã à frente não é exclusivo da China. De acordo com a Universidade de Washington, um em cada três americanos está ocupado com um smartphone ou outro tipo de dispositivo enquanto atravessa a rua em cruzamentos perigosos. Além disso, o departamento de transportes dos EUA estabeleceu recentemente uma ligação entre a quantidade de atropelamentos e mortes de peões e o uso de smartphones.
Entretanto, a prática de faixas exclusivas para quem está a usar um smartphone não parece bem sucedida: logo após a introdução da faixa em Chongqing, ela parecia não fazer muito sucesso. “Quem está a usar smartphones não usou a faixa exclusiva na calçada. Eles nem notaram que ela existia!”, dizia Nong.
in Arco da Velha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!