sábado, 23 de abril de 2011

Ser Princesa "já Era"!

Casamento real: Já não está na moda ser princesa

Os casamento reais reforçam estereótipos de género, valorizando o apagamento da mulher, e o papel de princesa é cada vez menos apelativo às mulheres, que encontram no mundo do espectáculo um sonho em que não perdem a autodeterminação.
A propósito do casamento do príncipe William de Inglaterra com Kate Middleton, académicos especialistas em questões de género e feministas apontaram à Lusa para uma crescente desvalorização social da figura da princesa.
«Hoje há um sonho muito mais ligado à autonomia, à autodeterminação, com uma identificação maior com cantoras, atrizes, modelos. São papéis que remetem para o poder social e liberdade», defendeu Sofia Aboim Inglez.
A socióloga, especialista em questões de género, considera que às mulheres, particularmente mais jovens, é pouco atrativo «o rigor e austeridade que uma princesa tem que demonstrar», existindo, por outro lado, «um maior cepticismo» em torno dos casamento reais, patente na exploração por parte da chamada imprensa cor-de-rosa do «lado podre da realeza».


in Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!