sábado, 30 de abril de 2011

China quer largar Tabaco

China quer deixar de ser o país mais fumador do Mundo

Os hábitos de mais de 300 milhões de chineses vão enfrentar algumas restrições a partir de domingo, quando entrar em vigor a proibição de fumar em recintos fechados, mas a mudança não será imediata. Anualmente, fumam-se na China 1,7 mil milhões de cigarros.
A nova legislação do Ministério da Saúde chinês para tentar contrariar o elevado consumo do tabaco no país não especifica, aliás, multas para quem continuar a fumar dentro de restaurantes, salas de espectáculos, estações de comboios e outros recintos do género.
"Provavelmente, a proibição será ignorada", admitiu a agência noticiosa oficial chinesa, evocando o "vago conteúdo" da legislação e a "enraizada cultura do tabaco" num país com cerca de 350 milhões de fumadores.
Uma sondagem do Gabinete Nacional da China para o Controlo do Tabaco concluiu que apenas 25% dos chineses conhecem os perigos do tabagismo e os seus efeitos sobre os fumadores passivos.
"Sem uma campanha de massas bem sucedida, o controlo do tabagismo está condenado ao falhanço", disse a directora daquele Gabinete, Yang Gonghuan.
A China é o maior produtor e consumidor mundial de tabaco. Alguns maços de cigarros chineses custam apenas 50 ou 60 fen (cinquenta cêntimos) e mesmo as marcas estrangeiras são baratas.


in JN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!