segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Hello Kitty já tem 40 anos e não é uma gata!

Hello Kitty já tem 40 anos e não é uma gata!

hello kitty
Tem bigodes e chama-se kitty (bichana, em português) mas não. Hello Kitty não é gata. A revelação chega no ano em que completa 40 anos desde que a Sanrio lançou o primeiro porta-moedas com a cara desta personagem no Japão. E foi a empresa que fez a correção.

Christine R. Yano, antropóloga que tem trabalhado o fenómeno Hello Kitty e as razões da sua popularidade, escreveu textos para a exposição retrospetiva que terá lugar no Museu Americano do Japão a partir de 11 de outubro, descreveu-a sempre como uma gata. “Fui corrigida — muito firmemente”, diz ao Los Angeles Times. “Foi a única correção que a Sanrio fez ao meu texto da exposição. Hello Kitty não é uma gata. É uma personagem. É uma menina. É uma amiga. Mas não é uma gata. Nunca a vemos em quatro patas. Ela anda e senta-se como uma criatura de duas pernas. Tem sim um cão, que se chama Charmmy Kitty”, explica.
O que também poucos saberão é que a Hello Kitty tem uma história e não é sequer japonesa de nacionalidade, mas sim britânica.
Nome completo: Kitty White, filha de George e Mary White, escorpião de signo (nasceu a 1 de novembro) e é fã de tarte de maçã. O outro animal de estimação é um hamster, a quem chama Sugar. A cor preferida é o vermelho. Também uma irmã gémea, está no terceiro ano (há 40 anos) e vive nos arredores de Londres.
Nada foi deixado ao acaso e a antropóloga explica, por exemplo, o facto de ser inglesa. “Ela nasceu nos anos 70 quando os japoneses estavam muito interessados na Grã-Bretanha. Adoravam a ideia da Grã-Bretanha. Era a infância idealizada e a biografia foi criada para satisfazer o gosto desses tempos”.
Nascido em 1974 no Japão, chegou aos EUA dois anos depois, permaneceu com algo próprio das comunidades orientais durante algum tempo. E é por isso que a retrospetiva da vida e obra de Hello Kitty terá lugar no Museu Americano do Japão. “Trata-se de a religar à sua comunidade”. A exposição chama-se “Hello! Exploring the Supercute World of Hello Kitty” e é inaugurada no dia 11 de outubro. No dia 30 de outubro, o Museu de Arte Contemporânea recebe a primeira convenção Hello Kitty.
in Arco da Velha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!