Mentir deixa o nariz mais quente
Carlo Collodi quase acertou quando escreveu a história de Pinóquio. O nariz, esse traidor, é realmente capaz de denunciar as suas mentiras. Mas, ao contrário da ficção, ele não cresce, só fica mais quente.
A culpa é do stress. Segundo a tese de doutoramento dos espanhóis Emilio Gómez Milán e Elvira Salazar López, da Universidade de Granada, quando os níveis de ansiedade aumentam, a temperatura do nariz sobe. E, para o arrefecer de novo é preciso fazer um grande esforço mental. Em homenagem ao desenho animado, os pesquisadores batizaram a descoberta de “Efeito Pinóquio”.
Mas não é só o nariz que denuncia a mentira. Quando nós mentimos, uma parte interna do músculo orbital do olho também aquece. Mas quando estamos sexualmente excitados, quem fica mais quentinho é nosso peito – e os órgãos sexuais também, claro.
Os pesquisadores chegaram a esta descoberta depois de analisar imagens do cérebro de alguns voluntários. Quando mentiam sobre sentimentos, o córtex insular alterava-se. “Esta área está envolvida com a deteção e regulação da temperatura corporal, então há uma relação negativa entre a atividade dessa estrutura e as mudanças na temperatura”, explica a pesquisa. “Quanto maior a atividade no córtex insular, menor será a troca de calor no corpo, e vice-versa”. Depois foi só confirmar a ideia com um exame “termográfico”, que mostra as variações de temperatura pelo corpo.
Quando duvidar de alguém, encoste o dedo na ponta do nariz da pessoa e veja se está mais quente. Se estiver, pronto, descobriu a mentira.
in Arco da Velha
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelas SUAS palavras!