sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ilha do Pacífico está nos mapas mas não existe


Ilha do Pacífico está nos mapas mas não existe


Cientistas australianos afirmam que descobriram que, afinal, uma ilha no Pacífico Sul que aparece em diversos mapas em todo o mundo há mais de uma década não existe. Aparece, inclusive, nas imagens de satélite do "Google Maps".

A suposta ilha, que deveria localizar-se entre a Austrália e a Nova Caledónia, aparece inclusive no programa cartográfico do Google Earth, como nome de Sandy, noticia esta quinta-feira o jornal Sidney Morning Herald.
O erro foi descoberto quando uma equipa de cientistas, liderada pela geóloga Maria Seton, se deu conta da ausência da ilha enquanto navegavam pela zona, onde esta se deveria "erguer".
"Começámos a suspeitar quando vimos que as cartas de navegação utilizadas pelo barco mostravam uma profundidade de 1400 metros numa área, em que os nossos mapas e o Google Earth apontavam para a existência de uma ilha de grande dimensão", explicou a cientista, em declarações citadas pela agência noticiosa espanhola EFE.
"De alguma forma, este erro foi propagado ao mundo a partir de uma base de dados que se utiliza muito em mapas", indicou a geóloga da Universidade de Sidney.

in JN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!