domingo, 19 de maio de 2013

40 mulheres engravidaram devido a pílulas defeituosas


40 mulheres engravidaram devido a pílulas defeituosas


Pelo menos 40 mulheres canadianas engravidaram, apesar de terem tomado a pílula contracetiva para evitar a gravidez. Um erro no fabrico do medicamento esteve na origem das gravidezes.

 

40 mulheres engravidaram devido a pílulas defeituosas
Media canadianos estimam que pelo menos 40 mulheres engravidaram
 
As mulheres afetadas vão processar o laboratório farmacêutico, avança a imprensa canadiana, que fez já contas às consequências do erro no fabrico da pílula. Quarenta mulheres estão grávidas e quatro optaram por abortar.
O caso remonta a 3 de Abril, data em que a companhia Apotex solicitou a retirada de 50 mil caixas do anticoncepcional Alysena 28, depois de ter descoberto que, por erro, o lote continha 14 pílulas de placebo, em vez das sete que são habituais.
Para evitar a distribuição das caixas com defeitos, a empresa utilizou um tipo de alerta que, no Canadá, permite avisar as distribuidoras e as farmácias, sem que o alerta chega ao público em geral.
Cinco dias após a advertência, as autoridades sanitárias elevaram para o alerta para o primeiro nível e pediram aos farmacêuticos que pudessem para entrar em contacto com alguma mulheres que habitualmente compravam a pílula em causa.
Muitos anticoncepcionais incluem, além das 21 pílulas necessárias para garantir protecção contra a gravidez durante todo o ciclo, outros sete comprimidos de placebo, que não tem qualquer efeito e que servem apenas para que as mulheres não percam o hábito diário de tomar o contraceptivo

in JN
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!