sexta-feira, 24 de maio de 2013

Impressora 3D salvou a vida de bebé de dois meses


Impressora 3D salvou a vida de bebé de dois meses


Um bebé de dois meses, com graves problemas respiratórios, foi salvo graças a um implante construído numa impressora 3D, que estava em desenvolvimento na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Alguns médicos davam já o caso como perdido.

 
foto YOUTUBE/UNIVERSIDADE DE MICHIGAN
Impressora 3D salvou a vida de bebé de dois meses
Prótese impressa numa impressora 3D
 
April e Bryan Gionfriddo assistiam, impotentes, às faltas de ar diárias do 3º filho recém nascido. Numa das vezes, Kaiba começou a "ficar azul" enquanto jantavam num restaurante, contou a mãe ao jornal "ScienceDaily".
Kaiba nasceu aparentemente saudável mas, às seis semanas de vida verificou-se uma retração da parede torácica e dificuldades em alimentar-se. Aos dois meses, a situação agravou-se e os danos nos brônquios impossibilitavam a chegada de ar aos pulmões. Foi então que surgiu o diganóstico: uma má formação no aparelho respiratório (traqueia).
O bebé, então internado num hospital de Michigam, nos Estados Unidos, parava de respirar todos os dias, sendo constantemente reanimado. Sem mais soluções aparentes, os pais recorriam à fé. Os médicos haviam até alertado os progenitores para a forte possibilidade de o filho não sair do hospital com vida.
A esperança chegou da Universidade de Michigan, onde estava em desenvolvimento um novo engenho que poderia solucionar o problema de Kaiba. Contactados pelos médicos do bebé, o investigador, doutor e professor de otorrinolaringologia pediátrica, Glenn Green, em conjunto com o professor de engenharia biomédica e mecânica Scott Hollister, responderam de imediato ao apelo.
O engenho criado recorrendo à nova tecnologia de impressão a três dimensões tinha como função expandir os brônquios, funcionando como uma espécie de tala na zona da traqueia, praticamente inexistente em Kaiba.

in JN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!