O macaco das fotos Milionárias
Uma série de fotos feitas na Rússia por um chimpanzé domesticado foram vendidas em leilão na Inglaterra nesta quarta-feira (5) por 50 mil libras esterlinas, o equivalente a pouco mais de R$ 160 mil.
As imagens desfocadas da Praça Vermelha, em Moscou, foram feitas pelo macaco fotógrafo Mikki, e integravam uma oferta de fotografia russa em leilão. A venda foi feita pela renomada casa de leilões Sotheby's, que não disponibilizou em seu site as fotos feitas pelo macaco. A imagem de Mikki posando com uma câmera em Moscou, no entanto, integra a série arrematada no leilão.
É possível ver imagens feitas por Mikki no site da revista "West East".
Mikki integrava o Circo Moscou e foi treinado para tirar fotos nos anos 1990 pelos artistas conceituais Vitaly Komar e Alexander Melamid, como parte de um projeto que desafiava os conceitos de valor artístico. Em 1999, fotos de Mikki foram apresentadas na 48ª Bienal de Veneza, como parte do Pavilhão Russo, segundo a Sotheby's. O animal morreu em 2007.
A colecionadora de arte russa Kira Flanzaich foi quem arrematou o lote com as obras de arte do chimpanzé. Segundo ela, as fotos são um bom exemplo de arte conceitual.
"Às vezes você pensa que animais podem fotografar ou fazer outras coisas melhor que um ser humano. É o que podemos ver nessas peças em particupar, porque Mikki tirou fotos que são bastante boas da Praça Vermelha", disse a compradora.
in G1
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelas SUAS palavras!