quarta-feira, 20 de abril de 2011

Língua pode morrer por Chatice

Língua pode morrer porque únicos falantes não se dão bem

A língua ayapaneco é uma língua indígena falada durante séculos na região de Tabasco, e uma das 364 variações de linguagem existentes no México. Sobreviveu à colonização espanhola, guerras, revoluções, miséria, enchentes… Mas, agora, como outras línguas indígenas, está à beira da extinção. Isto porque as duas únicas pessoas que falam o ayapaneco não se dão bem e por isso não conversam! Ou seja, a língua só existe quando eles falam sozinhos.
Manuel Segovia (foto), de 75 anos, mora a 500 metros de Isidro Velazquez, de 69, no vilarejo de Ayapa, situado no estado de Tabasco.
“Eles não tem muito em comum”, disse ao “Guardian” Daniel Suslak, antropólogo linguista da Indiana University encarregado de tentar produzir um dicionário de ayapaneco.
Manuel deixou de falar ayapaneco fluentemente após a morte do irmão morreu há uma década atrás. A mulher e o filho ouvem-no falar a língua indígena e entendem alguma coisa, mas não se comunicam por meio dela. Já Isidro, o outro falante desta língua, não tem com quem falar.


in Arco da Velha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!