sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Ter um irmão mais novo pode fazer mal ao seu coração

Ter um irmão mais novo pode fazer mal ao seu coração


Aquela velha guerra entre irmãos ganhou outro argumento, a favor dos mais velhos: a chegada de outro filho pode aumentar a tensão arterial dos outros irmãos – e isso aumenta o risco de ter problemas cardíacos. Mas, calma, nem tudo é mau. Com o tempo, a ciumeira passa e o coração fica fora de perigo.

A descoberta veio de uma pesquisa de universidades americanas, espanholas, indianas e bolivianas. Os antropólogos selecionaram 200 famílias, que vivem em sociedades agrícolas espalhadas por vilas amazónicas da Bolívia. E durante os meses de junho a setembro de 2007, recolheram dados demográficos e socioeconómicos  e mediram a tensão arterial dos filhos. Eles perceberam que a chegada de um irmãozinho aumentava entre 3% e 5,9% a tensão arterial dos outros. Se fosse uma irmã, a pressão subia um pouco menos – em média, 3.8%.
O motivo? Ciúme e posse. Afinal, com um novo membro na família, os filhos necessitam dividir a atenção dos pais, os brinquedos. É como se o caçula representasse uma ameaça aos outros pequenos. Ainda mais se o recém-chegado for um menino. Nas famílias estudadas, o papel masculino ainda é o mais forte, dominador e, por conta disso, um novo irmão pode ser mais “ameaçador” do que uma irmã. Aí o nascimento de um rapaz pode aumentar ainda mais a tensão arterial dos outros filhos.
Só que isso passa. Conforme os filhos crescem e amadurecem, a tensão arterial volta ao normal. Aí os filhos começam a dar-se bem… Ou não.

in Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!