quinta-feira, 13 de novembro de 2014

10 empregos bizarros que já não existem mais

10 empregos bizarros que já não existem mais

Com os rápidos avanços da tecnologia moderna, mais empregos e novas oportunidades começaram a aparecer – coisa que antes era imaginada apenas em filmes de ficção científica. No entanto, à medida que evoluímos, muitos postos de trabalho – que muitas pessoas nunca imaginavam que deixariam de existir – estão a desaparecer. Deixo-vos abaixo uma lista com 10 empregos “bizarros” que não existem mais ou que deram lugar a novas oportunidades. Veja:
leitores
Leitor Profissional

Esse trabalho era bastante comum. As empresas contratavam pessoas para ler em grandes salas de fábricas onde centenas de trabalhadores eram “escravizados” em tarefas repetitivas durante horas a fio. A função dos Leitores Profissionais era de entreter os trabalhadores da fábrica, lendo livros, notícias, e até cantando!

bowling
Repositores de Pinos de Bowling
Após o jogador fazer a sua jogada, a função dos repositores era de reconfigurar os pinos para a próxima jogada. E esse serviço era feito normalmente por rapazes e crianças que trabalham por uma miséria. Com a evolução das máquinas eles foram substituídos, e atualmente o que vimos no final da pista é bem menos assustador.


calc
Calculadoras Humanas
Neste trabalho as pessoas exerciam uma função parecida com a de um computador nos tempos atuais. Sim, antes de existirem computadores e calculadoras, as pessoas eram responsáveis pelos cálculos matemáticos das empresas. Um serviço feito normalmente pelas mulheres na época.



leiteiro
Leiteiro
Este é um emprego que deixou de existir em 80% dos países, mas que ainda existe em alguns lugares, inclusive no Brasil. O Leiteiro é o responsável por levar leite fresco até à porta das pessoas. E geralmente quem exercia este tipo de trabalho eram homens jovens, charmosos e aparentemente sempre bonitos e bem vestidos.





despertadores
Despertador de Pessoas

Sim, numa época em que os famosos despertadores ainda não existiam, algumas pessoas eram contratadas para garantir que outras pessoas iriam acordar a tempo e horas para os seus trabalhos, usando longos cabos de madeira, pedras, e outras coisas para acordar as pessoas batendo nas janelas!




escutadores
“Escutadores” de Avião

A tradução não ajuda muito nesta profissão, mas antes dos radares e outros equipamentos avançados existirem, os soldados usavam espelhos acústicos e vários dispositivos de escuta para ouvir os aviões inimigos a aproximar-se.


postes
Acendedor de Postes

Usando varetas ou escadas longas, os Acendedores de Lâmpadas – os famosos lamplighters – acendiam, apagavam e reabasteciam as lâmpadas nas ruas das cidades. A eletricidade e a tecnologia acabou com este emprego, hoje este trabalho ficou a cargo de fotossensores.




telefonistas
As responsáveis por te dar linha

Quando os telefones estavam nos seus primeiros anos, o operador a solicitação de quem queria fazer uma chamada encaminhava manualmente as chamadas usando um par de fichas de telefone que inseridas no local certo estabeleciam a chamada como o local pretendido. Geralmente quem trabalhava nessa área eram mulheres jovens, com grande capacidade de comunicação .

corpos
Ladrões de Corpos

Antigamente as Universidades também precisavam de cadáveres para fins educativos. Só que na época, conseguir os corpos legalmente era muito mais difícil e mais caro do que hoje. Então, eles criaram um cargo para roubar corpos nos cemitérios. Logo após os funerais lá ía a brigada desenterrar os mortos para que fossem úteis à ciência/medicina.

jornalista
O Willian Bonner das Antigas

Quando tinham uma notícia importante para dar, estes homens ficavam nas esquinas e praças “a gritar” as tais notícias. As mensagens eram transmitidas por cavalheiros como na foto acima, com grandes vozes.
in Arco da Velha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!